quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Salinização dos Solos



              A salinidade é a presença de sais solúveis no solo.  A salinização do solo afeta a germinação e a produtividade levanto a morte das plantas. Isso acontece porque as plantas retiram a água do solo por meio da osmose, onde a água passa do meio menos concentrado em sais minerais para o meio mais concentrado. A presença de sais  na solução do solo prejudica a retenção de água da planta, pois se a quantidade de sais existente no solo for maior do que a existente na planta, ela não conseguirá absorver a água para sobreviver, mesmo de um solo aparentemente úmido. Este fenômeno é conhecido por seca fisiológica. E dependendo do excesso de salinidade, a planta em vez de absorver,  poderá perder a água que se encontra no seu interior.



              O processo de salinização dos solos pode acontecer naturalmente em regiões semiáridas e áridas que possuem lençóis freáticos próximo a superfície, e  com  chuvas  rápidas e fortes que impedem a penetração de água no subsolo, a chuva evapora  rápido e faz   com que o solo fique com presença de sais minerais. A agricultura também desempenha um papel significativo na origem deste fenômeno, causado pelo elevado consumo e degradação química da água, mas é simultaneamente, o setor econômico que enfrenta os seus maiores impactos. 
              Outros fatores que levam a salinização dos solos são: Destruição da vegetação nativa;  Uso de fertilizantes mal dosados;  O mar ou água do mar que entra no rio atingindo o lençol de água; Monocultura, levando a bioestrutura decaída e sua posterior salinização;  Nível do lençol freático está muito superficial, dificultando a drenagem destes solos;  Manejo inadequado do solo e da água. Para que esses solos possam se tornar produtivos é preciso aumentar ao máximo a permeabilidade do solo a fim de permitir uma melhor percolação da água no perfil do solo, com isso efetuando a lixiviação mais fácil dos sais que se encontram no perfil do solo;  fazer um processo  irrigação e drenagem do subsolo. Estima-se que de 20% a 30% das áreas irrigadas em regiões áridas necessitam de drenagem subterrânea para manter sua produtividade, sendo a irrigação e a drenagem processos importantes para a cultivação das plantas. 





FONTES:   www.codevasf.gov.br/programas_acoes/irrigacao/salinizacao-do-solo
                www.facebook.com/SalinizacaoEDrenagem?fref=ts

Um comentário:

  1. O texto está muito semelhante a:

    http://200.7.175.130/agroumsa/sites/default/files/repositorio/cap_09_Efeitos%20dos%20sais%20no%20solo%20e%20na%20planta.pdf

    http://geografia.fcsh.unl.pt/lucinda/booklets/B3_Booklet_Final_PT.pdf

    Modifique-os mais, usando suas próprias palavras e entendimento.

    De novo... corrija os erros:

    "levanto até a morte"
    "que está a enfrentar" (expressão de Portugal)
    "Mono cultura"

    Ausência de paragrafação em: " Outros fatores que levam a salinização dos solos são: Destruição da vegetação nativa; Uso de fertilizantes mal dosados; O mar ou agua do mar que entra no rio atingindo o lençol de água; Mono cultura, levando a bioestrutura decaída e sua posterior salinização; Nível do lençol freático está muito superficial, dificultando a drenagem destes solos; Manejo inadequado do solo e da água. Para que esses solos possam se tornar produtivos é preciso aumentar ao má"



    ResponderExcluir