domingo, 24 de novembro de 2013

Cladograma da evolução da bicicleta



A primeira bicicleta foi criada pelo alemão Karl Drais von Sauerbronn em 1816 e recebeu o nome de "Cavalo de Madeira", era feita de madeira e sua plesiomorfia era a ausência dos pedais, eram usados os pés para dar a tração para fazer a bicicleta andar. Nas décadas de 1820 a 1850, surgiram os pedais (apomorfia da evolução da bicicleta na época).
Na década de 1860, surgiram os velocípedes, o francês Pierre Lallement aumentou sua roda dianteira para facilitar a pedalada, em 1867, surgiram as rodas com aro de aço, freios e tração traseira por corrente.
Na década de 1870 surgiram as bicicletas com rodas gigantes na frente e minúsculas atrás, mas por se muito grande colaborava para que as pessoas que estivessem pedalando caíssem facilmente.
Na década de 1880, foi criado a câmera de ar, nasce aí o pneu.
Na década de 1890, surgiram os primeiros modelos com freio, marchas e cubo com roda livre, que permite que a bicicleta continue em movimento quando o ciclista para de pedalar.
Na década de 1950 nasceu a Montain Bike, uma modificação do modelo urbano para as trilhas.
Na década de 1960 foram criadas as bicicletas para crianças, as de estradas e o sistema de marchas evolui.
Na década de 1990 surgiram os quadros em fibra de carbono e o freio a disco, para as bicicletas de trilhas.
Na década 2000 surgiram o cambio eletrônico sem cabos.
Na década de 2010, foram criados bicicletas dobráveis e as bicicletas elétricas, para um melhor conforto dos ciclistas.
Em algumas cidades, as bicicletas são um dos principais meios de transportes da população, por ser barato e não poluente. A sinapomorfia desse grupo monofilético, é a roda que foi criada desde a primeira bicicleta, evoluindo durante o tempo  existente até hoje, mesmo nas bicicletas elétricas.


Fonte: super.abril.com.br "Vida sobre rodas: a evolução da bicileta".




Nenhum comentário:

Postar um comentário